APRENDE A INTERPRETAR O WINDGURU

Queres saber qual o melhor dia para surfares mas vais ao Windguru e ficas na mesma?

Vamos ajudar-te a interpretar exemplificando as variáveis do Windguru com a praia de Carcavelos.

Velocidade do Vento – O ideal para surfares é não haver vento ou que este seja muito fraquinho para não afectar as ondas (até 10 nós).

Direção do Vento – Leste é o melhor quadrante para a Praia de Carcavelos (maioria da costa portuguesa), como esta está virada a Sul também recebe bem o Norte, Nordeste e Noroeste (offshore).

Ondulação – Refere-se ao tamanho da vaga em alto mar, que é consideravelmente superior ao tamanho da mesma quando chega à costa, relacionar o tamanho com a direcção da ondulação é fundamental.

Direção da Ondulação – Podemos ter 3 metros de ondulação vindo de Norte e quando chegamos à praia de Carcavelos para surfar está apenas meio metro, o contrário acontece quando temos 1 metro de ondulação de Sul e na praia entram ondas com esse tamanho ou mais devido à ondulação entrar diretamente (praia de Carcavelos está virada a Sul).

Período da Vaga – O período da vaga é o período entre as cristas das ondas em segundos. Quando o período é pequeno (menos de 10 segundos) as ondas têm menos energia e a altura com que chega à costa é inferior ao tamanho que a Ondulação indica. Quando o período da vaga é superior a 10 segundos, a vaga transporta mais energia e a altura da mesma aproxima-se do valor indicado na Ondulação, o mar tem mais força e, ao mesmo tempo, mais correntes (agueiros).

Importante referir que devemos analisar o dia em questão, bem como os próximos para ver a tendência da ondulação. Se no dia seguinte o mar estiver consideravelmente maior, é possível que durante a tua surfada apareçam ondas maiores do que estás à espera!!!

Boas ondas!

Leave a Reply