Antes de aprender a surfar

Aprender a Surfar

Aprender a Surfar – Vê as nossas dicas!

Aprender a Surfar é seguro tendo em consideração as estatísticas. Como responsáveis de formação desta modalidade sabemos que os acidentes acontecem e para tal é necessário conhecermos ao máximo todos os factores envolvidos nesta actividade para minimizarmos esse risco.

 

Qual o equipamento adequado para iniciação?

O equipamento para a iniciação ao surf deverá ser feita com pranchas softboards (espuma) com quilhas de borracha e flexíveis. Utilizando estas pranchas minimizamos o risco de lesões quando há embates.

 

O tamanho das pranchas depende da estatura, condição física e nível técnico do aluno. Os fatos de neoprene deverão ter uma espessura mediante a época do ano (inverno 4/3mm e Verão 3/2mm). A cordinha dos leashes deverá ser a mais curta possível para evitar que os alunos insiram os dedos dentro desta.

 

Qual a melhor hora para as aulas de surf?

Na Carcavelos Surf School as aulas são marcadas na véspera de acordo com as marés e “forecast” para o dia seguinte.

Há vários factores que têm influência na decisão do horário, como por exemplo, as marés, direcção da ondulação, altura e intensidadedas das ondas, vento, entre outros.

 

A praia de Carcavelos tendo fundo de areia, há uma grande alteração dos fundos de dia para dia e a influência das marés é determinante nas nossas ondas.

 

Qual o melhor local para as aulas de surf?

Os responsáveis da escola terão de ter formação e experiência suficiente para posicionar os alunos no mar mediante as suas capacidades.

Para tal, é necessário conhecer muito bem a condição física e técnica do aluno como o seu conhecimento da modalidade.

 

Os alunos devem ser agrupados por níveis de aprendizagem ( iniciados com iniciados, intermédios com intermédios, avançados com avançados). Recomendamos uma média de 5 alunos por cada professor.

Infelizmente é frequente ver escolas com mais de 10 alunos por professor e em grupos totalmente heterogénos.

 

As regras de surf deverão ser sempre ditas e relembradas antes de entrar numa aula de surf, a maioria dos acidentes ocorre quando estas são quebradas (lê este artigo: Surfar em Segurança).

 

Aloha!

One Response to “Antes de aprender a surfar”

  1. Tania

    bookmarked!!, I love your website!

    Responder

Leave a Reply